05/01/2016
Localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, a cidade mineira de Brumadinho é uma boa opção para quem está procurando por um lugar bonito e tranquilo, com diversos entretenimentos. Famosa por suas belezas naturais, riquezas históricas e atrativos culturais, Brumadinho, que ganhou este nome devido à bruma típica de regiões montanhosas que envolve algumas de suas manhãs, possui pousadas e chalés hospitaleiros, além de restaurantes aconchegantes.
Não conhece Brumadinho ou quer conhecê-la mais a fundo? Acompanhe agora algumas dicas de pontos turísticos e razões que irão lhe convencer a visitar esta cidade!
Considerado o maior museu de arte a céu aberto do mundo, o Centro de Arte Contemporânea Inhotim é um lugar que você não pode deixar de visitar! Lá, você encontrará obras e galerias de diversos artistas nacionais e internacionais — muitas ao ar livre, o que proporciona uma maior experiência sensorial, contato com a natureza e interação com a obra.
Mesmo que você nem seja tão fã assim de arte, a paisagem vale o passeio. Variadas espécies nativas e exóticas compõem o cenário do Jardim Botânico, onde você pode apreciar a natureza, relaxar e tirar lindas fotos.
Uma das mais importantes áreas verdes de Minas Gerais, o parque foi imortalizado por Mário de Andrade em seu poema “Serra do Rola-Moça”. Se você gosta de fazer trilhas e caminhadas, não pode deixar de conferir este ponto turístico. Prepare a câmera fotográfica, pois o lugar é repleto de vistas de tirar o fôlego!
Que tal curtir uma cachoeira em uma tarde ensolarada de domingo? Apesar de exigir um pouco mais de caminhada, este é um ótimo lugar para quem busca por paz e sossego.
Lá, você encontrará uma queda de águas cristalinas com cerca de 10 metros de altura, um poço de média profundidade e uma corredeira. Não se esqueça de contratar um guia local para lhe acompanhar.
A cidade de Brumadinho também é conhecida pela sua produção de cachaças artesanais. Este é um imperdível passeio para quem aprecia a tradicional cachaça mineira e quer aproveitar para conhecer a história da região. Inclui-se, na rota, a visita a alambiques, a explicação da relação da cachaça com a gastronomia e como ela pode ser utilizada além da ida a diferentes restaurantes típicos da região.
A cidade também oferece experiências de cunho religioso, como a Igreja de São Sebastião, um ambiente propício, tanto para católicos quanto para aqueles que gostam apenas de admirar a arquitetura. Se quiser, você pode participar das celebrações eucarísticas e visitar as outras igrejas da cidade.
Além das atrações culturais e de lazer, a cidade ainda oferece uma gastronomia de dar água na boca. Que tal experimentar alguma especialidade oferecida pelos diversos restaurantes ao redor de Brumadinho, após ter passado o dia em uma das atrações turísticas citadas?
O cardápio é variado e inclui desde refeições preparadas com peixes e receitas gourmet, até a culinária tradicional mineira, ideal para todos os gostos. Há, também, várias opções de pousadas com ótimo atendimento, desde ambientes rústicos até os mais elegantes, com vista para as montanhas.
Ficou curioso(a) em relação a esta agradável cidade de Brumadinho? Curta a nossa página no Facebook para conferir outras curiosidades em relação ao turismo e à culinária da região!
Voltar ao blog